Obras de Jan van Oort em Portugal e em Espanha

José Meco

Esta comunicação procura analisar o conjunto de obras atribuíveis ao pintor holandês Jan van Oort, identificável pela assinatura nos azulejos figurativos da igreja do Convento dos Cardais, em Lisboa, e em dois painéis ornamentais, no estrangeiro. É possível, através da comparação estilística, atribuir-lhe também os painéis de uma sala do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa (bem como os de outro compartimento, desmontados no século XVIII), o vasto conjunto de azulejos que estavam reaplicados na Quinta do Castelar, na Portela de Sacavém, dispersos após a destruição da mesma para construção do Aeroporto de Lisboa, a maior parte dos painéis da igreja do Convento da Madre de Deus, em Lisboa, e ainda os painéis do antigo Convento das Carmelitas Descalças de Cadiz, hoje aplicados nos pátios do Hospital da Caridade, em Sevilha, todos realizados na oficina do pintor em Amsterdão, entre cerca de 1670 e 1699, conforme já foi defendido por alguns historiadores, nomeadamente Rainer Marggraf. Para este relativo desconhecimento contribuiu o grande historiador português Eng. Santos Simões, que apesar da importância da sua obra Carreaux Céramiques Holandais au Portugal et en Espagne (Haia, 1959) e de vários artigos sobre o tema, atribuiu sistematicamente todas as obras referidas, não assinadas, à oficina dos van der Kloet, em especial ao pintor Willem van der Kloet que, apesar da sua obra mais sofisticada e elaborada, não atinge a qualidade expressiva nem a delicadeza pictórica de Jan van Oort, e só após a morte deste deve ter realizado várias encomendas para Portugal. Parece ironia da história o facto de o pintor Jan van Oort, quase desconhecido no seu país, ter sido o criador dos mais extraordinários azulejos realizados na Holanda desde finais do século XVI até ao presente, combinando a qualidade técnica e o requinte pictórico da azulejaria holandesa com a fantasia decorativa e a especificidade arquitectónica dos revestimentos azulejados de Portugal e da Espanha, através das indicações rigorosas sobre a composição dos revestimentos que eram encomendados por estes dois países.

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